// A Arte de Gorni Copyright

Jogos: Conheça os Instrumentos Musicais

sábado, 21 de agosto de 2010

     Depois de feito o download do jogo, abra o arquivo: Conheça os Instrumentos Musicais. Para que o jogo funcione corretamente, não remova os arquivos que estão na pasta, pois se trata de arquivos de áudio e imagens, e a falta de qualquer um deles comprometerá o correto funcionamento do jogo.
  



Abaixo está o vídeo demonstrativo do jogo:



     Caso queria assistir esse vídeo direto no youtube, para que seja possível vê-lo em Full screen, clique  no link abaixo:



TAPETE DE DANÇA (USB)


     O tapete de dança foi adaptado, colei com cola quente em cada um dos quadrados (botões) uma parte do velcro (ver imagens abaixo - clique nas imagens para ampliá-las).













     E a outra parte do velcro (para que fosse possível fixar no tapete), costurei no feltro onde está colado o desenho do instrumento musical, como o piano, por exemplo. Clique nas imagens para ampliá-las.
 















Antes de começar a jogar, você deverá ir no menu Media e clicar em audio ON. 
















     Para sumir os traços que aparecem no meio do desenho é só clicar no botão: open fundo.gif. 













E pronto, ficará só o desenho sem os traços e botões que estavam aparecendo antes. 




O Jogo

     Modos de jogabilidade: São dois os modos. No primeiro (pressione o botão Start que está no canto superior esquerdo do tapete), o jogador pode apertar o botão que quiser para ouvir o som correspondente ao instrumento pressionado no tapete.  Simultaneamente aparecerá na tela do computador a imagem do instrumento pressionado.
     No segundo modo (pressione o botão Select que está no canto superior direito do tapete), o jogador terá de primeiro ouvir o som do instrumento (que será selecionado aleatoriamente pelo computador), para na sequência pressionar o botão do instrumento correspondente ao som tocado pelo computador. Caso a criança aperte o botão errado, será ouvida uma mensagem de que não está correto, até ser pressionado o botão correto. Quando isso acontecer, o computador selecionará (aleatoriamente) outro som, para a criança novamente ter de descobrir de qual instrumento musical pertence o som.

     Objetivo do jogo: Criar uma nova ferramenta para a aprendizagem de música.

     O jogo em questão trabalha basicamente dois tipos de inteligência (visual e auditiva), além da coordenação motora, embora sejam movimentos simples e rudimentares, tem importância fundamental, pois nesta situação fica claro o quão desenvolvido está o sistema motor da criança.
     A inteligência auditiva é trabalhada através da audição do som e reconhecimento do som (timbre) de cada instrumento musical. Para complementar esse processo entra a inteligência visual, uma vez que o desenho do botão pressionado também aparece na tela do computador. Desse modo, quando a criança aperta o botão, ouve o som correspondente ao desenho (botão) pressionado, e enquanto ouve é possível ver o desenho na tela do computador, ajudando na assimilação do timbre (som) do instrumento musical.
     No segundo modo de jogabilidade, a criança aperta o botão, ouve o som escolhido pelo computador, e acessa sua memória afim de encontrar qual instrumento tem o mesmo som, se ela não acertar, escutará uma mensagem informando que não está correto, para quando acertar, além de ouvir uma mensagem de que está correto, também verá na tela o desenho do instrumento correspondente, cuja finalidade é tornar mais rápido e eficiente o processo da aprendizagem auditiva e reconhecimentos de timbres (sons) de instrumentos musicais.
     
     Para finalizar, além da questão musical desenvolvida (reconhecimento de timbres de instrumentos musicais), é objetivo do presente jogo, desenvolver a capacidade de usar a audição de forma mais refinada e crítica, ou seja, usá-la de modo a estar mais sensível ao mundo de sons que a rodeia, e formando um futuro adulto com suas capacidades plenamente desenvolvidas.


2 comentários:

Unknown disse...

antes de tudo, como e instalo o tapete?
comprei o tapete de dança , mas nao consigo instala ele no pc
u preciso de algum cd,baixar algum programa? me ajude por favor

A Arte de Gorni disse...

Oi Jessica!
Bom, fazer o tapete funcionar não é preciso de nada, basta conecta-lo ao pc e pronto!
Para ver se o tapete foi reconhecido ou não pelo pc faça o seguinte:
clique no menu iniciar e depois em painel de controle. Procure a opção "Controladores de jogo" e clique nesse botão. Abrirá uma pequena janela e lá veja se debaixo da guia "controladores" tem algo escrito e se debaixo da guia "status" está escrito OK. Se estiver algo escrito e com OK é porque o seu tapete foi reconhecido pelo Pc, aí é só usá-lo normalmente. Caso não tenha nada escrito, você terá de fazer a instalação, que geralmente dá pra fazer só apertando o botão adicionar nessa mesma janela dos "controladores de jogo".
Se não der certo pode entrar em contato comigo que ajudo no que for necessário.
Obrigado!

Um abraço,

A Arte de Gorni

Postar um comentário

 
A Arte de Gorni | by TNB ©2010